Para ler na rede

Eu, leitora

E-mail Imprimir PDF

Há alguns anos, iniciei um blog, o Estantes Cariocas (www.estantescariocas.wordpress.com), que trata sobre literatura e leitura em geral. Hoje, ele está praticamente limitado a arquivar esta coluna, que serve a propósito semelhante, embora fale mais de livros – com alguma paixão – do que sobre o amor por eles. Um de meus primeiros textos lá foi o que segue abaixo, sobre minhas preferências de leitora, inspirada por outros blogs dedicados ao tema. Por uma contingência física – estou com um braço engessado, devido a um tombo ridículo, dentro de casa -, não consigo escrever com facilidade e resolvi recordar essa lista dos hábitos de leitora compulsiva – alguns comuns a muita gente, outros nem tanto.

1. Meu primeiro contato com os livros poderia ter me causado um trauma de afastamento absoluto. Mal sabia andar e rasgava as lombadas de livros de uma prateleira. Não me lembro, mas meu pai contava que disse: “Aí não se mexe”, depois de dar um tapa em minha mão. Aprendi, então que aqueles objetos eram preciosos e deviam ser preservados. Foi o único tapa que meu pai me deu na vida. Acho que não demorou muito até me comprar livrinhos de pano, que eu mantive por boa parte de minha infância.

olguinha

2. Sempre carrego um livro ou mais na bolsa. É a melhor companhia em filas de bancos e de supermercado.
3. Leio no metrô intensamente, pouco em ônibus (me dá muita dor-de-cabeça), compulsivamente em aviões (preciso de distração: morro de medo de voar).
4. Se estou sozinha, só faço refeições lendo.
5. Adoro ler na praia. Mesmo acompanhada.
6. Uma rede e um livro após o almoço, de preferência à beira-mar, é o sonho de meus dias de aposentada.
7. Já li muitos livros em livrarias e em bibliotecas. Passei quatro horas na Biblioteca do Ibeu lendo E o Vento Levou – que, aliás, estou relendo na nova edição da BestBolso (dois volumes, cada um a R$ 24,90). Na Saraiva do Rio Sul, li Hell, Paris -75016 (Intrínseca, R$ 34,90) em pouco mais de uma hora.

eoventolevou
8. Leio em alta velocidade, sem perda de compreensão. Mas dá pena, porque acabo rapidamente histórias saborosas, que poderia usufruir por mais tempo.
9. Para compensar a leitura dinâmica, releio várias vezes um livro. É como assistir a um filme diversas vezes, outro de meus costumes.
10. Quando o livro é chato, pulo partes e chego ao fim. Ou abandono logo, sem o menor pudor.
11. Leio vários livros ao mesmo tempo. Em média, uns cinco por vez – um policial, dois romances, um ensaio, uma leitura de trabalho.
12. Quase sempre me arrependo quando empresto livros.
13. Meus livros são organizados por gênero, nacionalidade, temas. Em ordem alfabética quase sempre.
14. Gosto de estantes que tenham portas de vidro, aquelas de farmácia. Mas sempre troco os livros de lugar para que não fiquem fechados por muito tempo.
15. Tenho livros pela casa inteira, exceto na cozinha e área de serviço.
16. Leio no banheiro.
17. Leio na banheira.
18. Tentei ler quando amamentava, mas logo percebi que os bebês mereciam espaço e comodidade. Além de atenção, claro.
19. Leio em qualquer ambiente, sem problemas de concentração, que só falta se a leitura é ruim.
20. Sou asmática e tenho rinite alérgica. O que não me impede de entrar em sebos bem empoeirados, que enfrento com coragem e cortisona.
21. Raramente sublinho ou escrevo em livros.
22. Marco páginas com as orelhas – o que indignava meu pai, que as marcava com papeluchos fininhos. Mas procuro preservar os livros, remendando capas muito surradas.
23. Adoro o perfume de páginas novas.
24. Leio quase tudo o que me cai nas mãos.
25. Gosto do livro de papel.

Sobre Olga

Para alguns, existem deuses e religiões; minha devoção se dirige à literatura. Assim surgiu este blog, um dos milhões que nascem a cada segundo no planeta. Sem pretensões, só para compartilhar um dos prazeres solitários mais subversivos e incompreendidos de que dispomos.
Esse post foi publicado em Bibliofilia, Comportamento, Leitura, Literatura e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s