Biblioteca Comunitária Tobias Barreto

Há umas duas semanas saiu este perfil que fiz sobre o Evando dos Santos, da Biblioteca Popular Tobias Barreto, no Tamoio Notícias, um tablóide que circula no Rio há cerca de dois meses, destinado à grande colônia nordestina instalada em terras cariocas.

Foto de Angelo Antônio Duarte

evando12909_aad

Evando dos Santos recusa-se a reconhecer o significado da palavra dificuldade. Leitor compulsivo e apaixonado, ele aprendeu a ler adolescente, há 11 anos montou a Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Menezes, na garagem de sua casa, na Vila da Penha. Hoje, o acervo de 14 mil livros ocupa o primeiro andar de um prédio de três pavimentos projetado por Oscar Niemeyer e construído com recursos do BNDES. Tudo obtido graças ao empenho deste sergipano de 49 anos, que não se acanha em lutar para fomentar a leitura no País.

O entusiasmo de Evando é tão contagiante que ele sempre obtém apoio para manter a biblioteca e ainda contribui para aumentar o acervo de outras. Já enviou cerca de 20 mil livros para 26 bibliotecas em três estados nordestinos, no Amazonas, em cidades da Baixada Fluminense e até para Angola. Só para Sergipe foram 14 mil livros, enviados aos municípios de Aquidabã, Tobias Barreto, Malhada dos Bois, Tomar do Geru, São Cristóvão, Gracho Cardoso e Estância. “Um dos diretores da Transportadora Cometa ofereceu a remessa dos livros gratuitamente. Este tipo de atitude é que nos dá alento a continuar trabalhando para disseminar o amor pela leitura”, diz Evando, que atualmente paga as contas de água, eletricidade e telefone da biblioteca graças às doações de amigos e vizinhos, desde a morte de sua mãe, Zelita, no primeiro semestre deste ano.

“Ela era a nossa grande patrocinadora, me passou a paixão por ler”, conta Evando, que decidiu iniciar a biblioteca quando ganhou 50 livros de um cliente. Levou-os para casa, juntou com outros e avisou aos vizinhos que abrira uma biblioteca. Não havia prazo para devolução, nem registro de saída dos volumes. A notícia se espalhou e a garagem acabou ficando pequena. Foi quando começou a trabalhar para construir o prédio em terreno que era da família.

“Doamos o terreno à Biblioteca, que hoje é uma entidade filantrópica. Depois de conseguir o financiamento do BNDES, assistindo a um programa de televisão com o arquiteto Oscar Niemeyer, telefonei para a produção e pedi um projeto para a nova sede”, lembra Evando.

Atualmente, a biblioteca recebe cerca de 20 visitantes por dia. Os livros foram organizados por tema, nacionalidade ou naturalidade do autor. Evando jamais aceitou uma catalogação profissional. “Bibliotecários e arquivistas já se ofereceram para arrumar as estantes, mas eu quero que ninguém se intimide com os livros. O único compromisso é gostar de ler”, diz Evando.

A Biblioteca Comunitária Tobias Barreto fica na Rua Engenheiro Augusto Bernachi, 130, na Vila da Penha. Telefone: 2481-5336

Sobre Olga

Para alguns, existem deuses e religiões; minha devoção se dirige à literatura. Assim surgiu este blog, um dos milhões que nascem a cada segundo no planeta. Sem pretensões, só para compartilhar um dos prazeres solitários mais subversivos e incompreendidos de que dispomos.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para Biblioteca Comunitária Tobias Barreto

  1. janaina disse:

    eu estou querendo fazer uma bilioteca itinerante narua pois as criancas aqui em quintino estao muito agitadas mas preciso de livros onde consigo

  2. MIP - Marcio Ideias & Projetos disse:

    Gostei da ideia

  3. clenes fernandes disse:

    SR. EVANDRO, GOSTARIA DE DOAR LIVROS. VOU FAZER UM CONTATO PELO TELEFONE AGORA. ATT. CLENES FERNANDES DE OLIVEIRA.

  4. Maria Virginia Vinhas disse:

    Sr Evandro, parabéns pela sua iniciativa. Sou professora, aposentada, além da escola dava muita aula particular, e os livros didáticos e coleções que possuo agora quero doá-los. Seriam úteis para sua biblioteca. Aguardo contato. Att, Maria Virginia Vinhas

    • Olga disse:

      Você deve procurar o Sr Evandro na Biblioteca. Este blog nada tem a ver com ele. Foi publicada, apenas, uma entrevista que fiz com o Sr. Evandro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s